PUBLICADO NO MATOGROSSO ONLINE

-----------------------------------------------------------------------

 

 

- Página Inicial

Agenda

Cidades

Cultura

Economia

Educação

Eleições 2008

Empregos

Entrevistas

Espaço Leitor

Esportes

Fale Conosco

Geral

Meio Ambiente

Mundo

Notícias

Olho Vivo

Opinião

Polícia

Política

Saúde

Turismo

Variedades

Clique aqui para acessar a versão online do Parlamento Popular
Parlamento Popular

"Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe se queixar." Henry Ford

Notícias Anteriores:

Dia

Mês

Ano


 

TV

 

Socialismo, democracia, liberdade, indivíduo

*Por: Almar Galvão Gomes de Matos

Meu pai era um patriota, democrata, recifense. Poeta, professor, acreditava no povo. É, os antigos erravam, como todo mundo. Desculpe-o: não havia, em seu tempo de jovem a relatividade, que mostrou que o fenômeno objetivo só existe em presença de um observador, que tempo, espaço e matéria absolutos não existem, o que por si só acabaria com a ilusão de coletivos (povo é um coletivo!) pelo simples motivo de não existir um lugar real onde existirem coletivos.

A mecânica quântica piora isso, mostrando que as partículas que constituem a matéria ora são coisas ora são energia - e só são coisas quando olhamos para elas. Heisenberg mostrou que o observador altera o que observa. Isso acaba com a noção coletiva de povo - e com todas as idéias de coletivos reais, objetivos, materiais.

Porque, se o observador altera o que observa, a realidade observada é idiossincrática e não absoluta, o que impede que haja coletivos num mundo objetivo percebido. Priban e Bohn lançam a noção de universo holográfico. Coletivos são impossíveis. Quando muito, realizam-se temporalmente pela anulação da individualidade. Ou o coletivo é uma patologia do indíviduo.

Em geral apropriado por malandros que travestidos de patriotas, falsos defensores desse mesmo "povo" - que, porque não existe, aproveitam-se o mais que podem... dos indivíduos, dos quais tiram o valor de seus trabalho, como mostro nesse texto. Porque só há indivíduos.

Passei metade - ou mais - de minha vida acreditando na democracia e na bobagem que "a democracia é um governo ruim mas é o melhor que temos", mas é uma grande tolice. Porque, para a maioria das pessoas que não se envolve em política, que produz, que faz riqueza, um governo ditatorial é muito melhor que a melhor das democracias - porque essa pessoa é um produtivo e por isso é valiosa para qualquer governo que tenha como meta manter-se no poder e aproveitar-se da riqueza produzida pelos produtivos.

Como na democracia os governantes não estão lá muito interessados nos produtivos, mas nos votantes - que em sua maioria, hoje, nem produtivos são, porque vivem à custa dos produtivos, políticos os ouvem e à famosa "opinião pública" - e não ao indivíduo produtivo. Por isso, para o produtivo-pagante-de-impostos a democracia acaba sendo muito ruim, porque não o considera e não o valoriza. Valoriza o povo.

Quem paga e quem não paga. E o produtivo é ignorado solenemente. Por isso, a democracia é um péssimo negócio para o "homem de bem", por princípio o produtivo, porque vagabundo não pode ser considerado homem de bem... Primeiro, porque é o governo do povo. Como o povo não existe, sempre há um indivíduo controlando tudo. Ou não é?

Temos a mania de acreditar que democracia e a liberdade são sinônimos mas não são. A democracia é o governo da maioria - mas quem disse que a maioria necessariamente tem razão? Só porque são em maior número? Num aglomerado humano com cem ladrões e um honesto é democrático o honesto ser obrigado a cumprir as leis dos ladrões? Ou cumprir qualquer lei, de qualquer um só porque é minoria?

Que tal matar todos os judeus no Brasil porque são minoria? Hitler inaugurou: depois vamos aos nordestinos, gays, baixinhos, altos, etc. etc. O poder da maioria é uma estupidez. Em que bases científicas o governo da maioria é afirmado? Que provas há disso? Nenhuma. Puro chute.

Que acha disso? Em uma população de maioria corrupta como viveriam os homens honestos? Em alguns países isso já é realidade! Mesmo que se aceitasse como válido que a maioria é sábia ou que merece ter o poder, isso acabaria com o país. Que tal um país de cegos que impedisse um vidente a governar?... Ou onde quadrilhas fossem a maioria?

Já aconteceu, na Somália, no Haiti, com o chefe de gangue Aydit, etc. A democracia, por isso não é libertária e jamais garantiu a liberdade. Ao contrário, muitas vezes a liberdade foi destruída pela democracia. Quem se esquece que Mussolini, Hitler agora Evo, Chávez e tantos outros foram eleitos democraticamente e suas leis implantadas?

Teoricamente, Cuba é uma democracia. A TV mostrou as "eleições" do partidão chinês, que, aliás, considera-se uma democracia... E por que não? Nem inovador sou. Platão, há milênios, afirmou que, quando um país fosse democrático, o lixo humano, maioria, tomaria o poder e colocaria seus conceitos, acabando com a civilização, com o país. Sabe de algum país assim, hoje?

Na Tchecoslováquia a ditadura comunista foi implantada pelo voto, assim como em vários outros países - tenham se arrependido é outra coisa... como muita gente se arrepende hoje, em segredo, mas em público, continua comunista, socialista, etc. E a ditadura da maioria nem justa pode ser, exatamente porque é uma ditadura. Que o digam todas as minorias: judeus, negros (5% no Brasil), homossexuais, etc. (A propósito: tecnicamente falando, sou um mameluco, mistura de índio com branco).

Se há uma maioria com poder, há uma minoria intimidada, perseguida, diminuída em seu viver. Evo Morales simplesmente ignorou a oposição e Hugo Chávez tripudia sobre todos que olham feio para ele. Em todos os países ditos democráticos, discutir com um funcionário público, principalmente um policial, dá cadeia, por desacato a autoridade - mas não há desacato ao indivíduo, experimente ser preso...

Em todos os países democráticos, o indivíduo é simplesmente, na prática, legalmente ignorado em prol do "bem comum"... Não existe bem comum, mas bem dos indivíduos ou nada há.

Qualquer pessoa pode, a qualquer momento, ver sua casa invadida por policiais mal encarados e mal educados, algemada e levada à prisão, desde que um juiz ordene isso. Ora, isso não é exatamente liberdade, não lhe parece? Por definição, liberdade não pode ser adjetivada como "liberdade relativa" etc. Há ou não há liberdade. E na democracia não há, porque é coletiva e ignora o indivíduo. Ainda que ele vote - em muitos lugares obrigado, ou vai preso, paga multa.

Linda democracia! Mas, ao contrário dos anúncios das autoridades que deveriam ficar caladas frente a esse assunto visto que é de foro pessoal e a propaganda é capciosa e discutível - o voto deveria ser desejado e não marquetizado - NÃO é um produto anunciável. Nesses casos, atualmente, o voto não é a voz do indivíduo - engrossa apenas o processo, isso se o pleito for honesto, o que pode ser discutível quando feito com disquetes... comicamente...!

E, quando a maioria legisla, oprime as minorias. O Brasil, teoricamente, tem um governo laico, mas em todos os tribunais há um crucifixo, porque oitenta por cento dos brasileiros são cristãos. Os vinte por cento, a minoria de ateus, budistas, islâmicos, agnósticos, distraídos, desinteressados (e porque não? - é livre ou não????) que se dane futebol clube. É ditadura ou não? A democracia é a ditadura da maioria que oprime a minoria, por mais elegantemente e delicadamente que faça isso.

*Almar Galvão Gomes de Matos é professor de Filosofia

Em 22/03/2008 às 11:59:45 - por Redação/Tribuna da Imprensa

Mais Notícias

21/07/2008 13:59:58

Uma semana de fiascos

21/07/2008 09:00:05

A hora do boicote a Madri

18/07/2008 13:52:08

Vitórias ou derrotas não mudam a história do futebol

18/07/2008 13:50:24

Vitórias contra a barbárie

18/07/2008 13:49:12

Autores globais se irritam com Glória Perez

18/07/2008 13:48:21

Em busca do ouro olímpico

18/07/2008 13:47:28

Mantega e Meireles devem falar sobre Dantas

18/07/2008 13:46:03

Sem licença do crime não há campanha

18/07/2008 13:45:02

O Supremo volta do recesso em 1º de agosto

18/07/2008 13:43:56

Nossa emigração é maior de idade

Busca

 

Entrevistas On-line (em áudio)

Sella Contabilidade

Mato Grosso On-line

 

Enquete

Não há nenhuma enquete ativa no momento!

Imagem do Dia

Luiz Gois

Flor Silvestre